1- Impossibilidade de Fazer um Planejamento Financeiro
Ter um planejamento financeiro adequado é de suma importância para toda e qualquer instituição que busca o crescimento constante. Este é o ponto inicial para que as outras áreas possam começar a criar corpo. Sem o planejamento financeiro não se pode tomar decisões, por exemplo, não poderão ser feitas análises de viabilidade de projetos, não se pode fazer nenhum tipo de investimento futuro sem saber se comprometerá o Fluxo de Caixa da empresa. O principal problema em não conseguir prever ou saber exatamente quanto de dinheiro, realmente, é da empresa é deixar de aproveitar as muitas oportunidades do mercado que possam surgir.
2- Dificuldade para a Análise de Relatórios
Se você pensa e busca ter uma Gestão Financeira que tenha realmente eficiência para sua instituição, então é preciso ter relatórios gerenciais bem elaborados e fáceis de entender, para que se tenha noção de como a empresa está caminhando. É através dos relatórios financeiros, por exemplo, que se pode ver como algumas operações estão influenciando o Fluxo de Caixa do seu negócio. Lembre-se que todas as decisões de uma instituição precisam ser baseadas em dados e informações. Sendo assim, ter sempre relatórios para fazer uma boa análise pode ser o fator determinante do sucesso da sua empresa.
3-Dificuldade para Conseguir um Financiamento Bancário
A burocracia que os bancos colocam na hora de conseguir um financiamento bancário é absurdo, mas se torna ainda pior quando a empresa não separa as contas de PF das contas de PJ. Sendo assim, a situação financeira em que a sua empresa se encontra é a principal coisa a ser analisada, já que é preciso saber se existe capacidade de pagar pelo empréstimo. Isso é feito através de análises de relatórios de Fluxo de Caixa e extrato bancário, se não estiver bem organizado, fica bem difícil que o financiamento seja liberado.
4 – Problemas Fiscais
Talvez este seja a pior de todas as consequências de não separar as contas de PF das contas de PJ. Já que isso pode implicar em problemas jurídicos e pessoais, ou seja, para a empresa como para você mesmo. O que acontece bastante é que as pessoas fazem retiradas da conta da empresa ou transferem dinheiro para a conta pessoal e não deixam isso documentado, o que pode acabar prejudicando você como pessoa física. Já na pessoa jurídica, a Receita Federal pode acabar descobrindo na declaração anual ou imposto de renda retiradas que não foram explicadas, acarretando em multas ou outras penalidades.
Resumindo…
Saber separar as contas PF das contas PJ é de extrema importância para a sua empresa e para você mesmo, resguardando qualquer tipo de problema que possa surgir. Problemas esses que podem ser muito prejudiciais ao crescimento da sua empresa, implicando inclusive no fechamento das portas da empresa.
Fonte: https://administraronline.com/