Escrituração de documentos fiscais, contábeis e trabalhistas.
Uma das primeiras atribuições de um contador é o registro de todos os dados e documentos gerados em sua empresa.
Você envia periodicamente as notas fiscais, contratos, boletos pagos, extratos, documentos de colaboradores, entre outros. Com esse emaranhado de documentos em mãos, seu contador implementa todos eles em um sistema contábil altamente avançado que é capaz de reunir e controlar todos os dados e executar as demais rotinas necessárias para sua empresa.
Cumprimento de obrigações acessórias.
Outra rotina muito importante de um contador é o envio das obrigações acessórias da empresa contratante de seus serviços, tais como: SPED Fiscal e Contribuições, DCTF, apuração do Simples Nacional, entre outras.
A periodicidade desse trabalho varia muito. As que mencionamos, por exemplo, são enviadas mensalmente, outras, apenas quando há movimento e algumas têm obrigatoriedade anual, como é o caso do SPED Contábil e ECF.
Apuração de tributos e Emissão de guias.
Após a realização da tarefa anterior que, em muitas vezes, é feita de forma integrada com o seu sistema de gestão, o contador efetua a apuração de seus tributos, com base em diversas definições, tais como, o regime de tributação, por exemplo.
Após a apuração dos tributos, ele passa para a geração das guias em sistemas próprios dos órgãos tributantes ou em suas páginas na internet.
Elaboração de demonstrações contábeis.
Além dessas atividades, a rotina de um contador conta com a tarefa de emitir demonstrações contábeis que são importantes para atender a questões legais, mas, principalmente, para servir como fonte de informações para os gestores e administradores da empresa.
São exemplos de demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), entre outras. Além disso, seu contador também pode gerar demonstrações contábeis personalizadas para sua empresa, de acordo com as necessidades que forem apresentadas a ele.
Emissão de relatórios.
Por fim, existem outros relatórios adicionais que o seu contador poderá emitir, de acordo com o que for solicitado. Entre eles podemos destacar: entrada de notas fiscais, faturamento, relação de empregados etc.